Faculdade Belavista

Core Curriculum

Um inédito conjunto de disciplinas transversais presentes em todas as graduações da Faculdade Belavista, norteado pela profunda formação humanística e dimensão empreendedora.

Expandindo os seus horizontes.

O Core Curriculum pretende favorecer o crescimento do aluno em dois âmbitos: oferecer uma educação humanística, fomentando a capacidade crítica para formar com liberdade as próprias convicções e uma ampla compreensão de mundo, e ainda desenvolver competências de empreendedorismo e inovação.

Dimensão humanística

ampla compreensão de mundo

As disciplinas do Core Curriculum de humanidades oferecem um espaço privilegiado para a verdadeira reflexão universitária, ao dar ao aluno uma ampla compreensão de mundo. São disciplinas que ensinam a pensar os porquês, o que enriquece tanto a vida profissional quanto pessoal. Ao serem estruturadas em torno de uma visão abrangente da pessoa e da sociedade, proporcionam uma compreensão das ideias que influenciam o mundo em que vivemos e ajudam a responder às questões críticas da atualidade.

As disciplinas da Dimensão Humanística:

Uma aproximação à riqueza do pensamento ocidental acerca das questões mais cruciais sobre a vida humana, o sentido da existência, o próprio pensamento, a vida em sociedade, a organização do poder, entre outras. Temas como o método filosófico em comparação com o científico, tolerância e intolerância, diálogo e manipulação, preparam uma moldura intelectual crítica para ajudar a aproveitar melhor todo o programa do curso.

Um mergulho na reflexão filosófica sobre o homem. A partir do princípio de que todo ser humano, em toda a sua pluralidade e diversidade, é uma pessoa, isto é, um ser com uma dignidade intrínseca e radical, a disciplina explorará uma melhor compreensão do que é a liberdade e dos potenciais vitais da afetividade, inteligência e vontade. A dimensão comunicativa, social e relacional do ser humano completa o campo de abrangência da matéria.

De uma maneira inovadora, baseada amplamente na metodologia do estudo de casos, a disciplina ajudará os alunos a formarem critérios abrangentes, claros e consistentes para enfrentar as decisões e os desafios que a vida oferece tanto no âmbito familiar, quanto profissional e social. Além de um bom panorama das principais abordagens contemporâneas sobre o tema, a análise aprofundada da ação humana é um dos fundamentos da disciplina.

Uma reflexão estruturada sobre as finalidades da vida em sociedade e do Estado e sobre os limites de seu poder, bem como uma análise aprofundada das correntes filosóficas atuais que mais influenciam o debate político contemporâneo no ocidente e um mergulho nas raízes e nos fundamentos do valor da democracia.

A literatura é uma forma privilegiada de conhecimento de tudo o que é humano. Através de uma metodologia especial, que inclui a leitura, a interpretação e o debate de obras clássicas da literatura, a disciplina pretende despertar a capacidade de experimentar múltiplas vivências, ampliando competências, como retórica, argumentação, clareza expositiva, empatia e respeito.

Dimensão Empreendedora

A Belavista visa desenvolver em seus alunos atitude empreendedora e um amplo conhecimento sobre a Nova Economia, o funcionamento das organizações do futuro e as principais tendências que têm impactado negócios ao redor do mundo. Além disso buscamos desenvolver habilidades essenciais em um profissional de destaque, como oratória, liderança, cultura digital, negociação e visão estratégica.

O primeiro passo para entender o empreendedorismo e seu ecossistema, conhecer o perfil do empreendedor, a gestão organizacional e a visão de governança, sustentabilidade e impacto, visando desenvolver a capacidade de gerir um negócio, projeto ou organização.

Nunca se ouviu falar tanto de transformação digital, principalmente pós-pandemia. Essa importante disciplina visa apresentar a era digital e os impactos na sociedade, as organizações do futuro: modificações na estrutura, nos mercados, na concorrência etc.

Esta disciplina tem como objetivo apresentar o que é cultura digital, fundamental para as organizações se manterem relevantes, e permitir aos alunos refletirem sobre as competências e as habilidades para ser um profissional de alto desempenho e desenvolver a verdadeira e efetiva liderança.

A disciplina visa apresentar o processo de inovação e seus conceitos, como disrupção, pesquisa e desenvolvimento, inovação corporativa, desenvolver a aplicação do processo criativo, design thinking e mapas mentais, além de apresentar os principais ecossistemas inovadores do país e do mundo.

Importante disciplina focada no desenvolvimento de visão estratégica, habilidades de negociação e incremento do nível de consciência do impacto pessoal nas situações de conflito e resolução de problemas corporativos. Essa disciplina visa preparar o aluno para atuar no ambiente organizacional e na gestão de cenários complexos por meio de competências e habilidades de posicionamento e tomadas de decisão estratégica.