Blog

Alunos do 2º ano de Direito encerram o semestre com julgamento simulado

A última aula do semestre da turma do segundo ano de Direito foi dedicada a uma experiência que resume a proposta acadêmica da Belavista: aprender fazendo.

O coordenador do curso, Ricardo Castagna, e Daiana Ryu e Antonio Tovo, professores de Direito Processual Penal I e Direito Penal II, conduziram um julgamento simulado que colocou os alunos no centro das decisões jurídicas, integrando conteúdo teórico, prática processual e competências fundamentais para o exercício da profissão.

O trabalho foi construído ao longo de semanas, a partir de um caso concreto envolvendo corrupção em um município fictício. Divididos entre acusação, defesa e julgamento, os alunos redigiram peças processuais, estudaram fundamentos jurídicos e se prepararam para uma atuação real em ambiente de audiência.

A defesa apresentou a sustentação oral da apelação, o Ministério Público formulou as contrarrazões e o caso foi apreciado por um Tribunal formado por quatro estudantes que assumiram a responsabilidade de atuar como desembargadores.

Para os professores, a atividade vai além da simulação. Ela representa uma metodologia ativa que aprofunda o aprendizado e fortalece a argumentação. “Nosso objetivo era estimular a exposição oral de argumentos, habilidade fundamental na vida profissional”. explica Antônio Tovo.

“Além de trabalharem a aplicação de vários institutos jurídicos vistos em sala de aula, os alunos experimentaram a atuação dos diferentes papéis do sistema de justiça, portando-se como advogados, promotores e juízes”, complementa Daiana.

Compartilhar: